Salão Automóvel de Guangzhou 2023 – ZEEKR 007, o sedã elétrico rival chinês com quase 900 km de autonomia e um alerta claro para a Volvo, que varreu o mundo em apenas 30 minutos

As marcas Geely não descansam, muito menos aquelas que já se estabeleceram na Europa. ZEEKR é o exemplo vivo daquele que vai dar muito que falar nos próximos anos, o sucessor do Lynk & Co e dedicado apenas aos carros elétricos. O novo ZEEKR 007 estreou no Salão Automóvel de Guangzhou de 2023, um sedã posicionado entre o Volvo S60 e o S90.
Quando Lynk e companhia desembarcou no continente europeu, fê-lo como uma marca generalista posicionada abaixo da única sueca que ainda existe no mercado, a Volvo. O seu lugar complicado, com apenas um modelo e híbrido plug-in, tem sido ocupado por outra marca do gigante asiático Geely que quer dominar todas as classes no mais puro estilo da Volkswagen ou Stellantis.
Dedicada apenas aos carros elétricos, mesma função da Tesla, ZEEKR já começou a comercializar dois modelos na Europao pequeno ZEEKR que tem como contrapartida o menor Volvo fabricado até hoje e o luxuoso e esportivo sedã voador do ZEKR 001. Dois modelos extremos para os quais não se deve descartar um intermediário como o novo ZEKR 007a última grande novidade da marca chinesa que foi apresentada no Salão Automóvel de Guangzhou 2023.

O ZEEKR 007 é um sedã premium com emissão zero
O design vanguardista deste novo sedan, posicionado bem entre o Volvo S60 e S90, é fundamental para atrair clientes e foi apelidado de “Energia Oculta”, marcando um equilíbrio entre luxo e tecnologia. Desenvolvido por Stefan Sielaff, um dos estilistas mais reconhecidos por ser o responsável pelo primeiro Audi A7 Sportback, ele agora assina o trabalho para a marca chinesa, e para este sedã que conta com linha de teto arqueada definida na frente e na traseira em que os faróis formam uma única peça.
Medições oficialmente confirmadas do Zeekr 007
O design é fundamental no novo ZEEKR 007, diferente do X e 001
Se chama a atenção para a frente, o faz mais para trás, já que o para-choque foi convertido em painel com malha decorativa que ilumina. Um exterior muito novo face a um interior que já conhecemos do pequeno crossover eléctrico, com um grande tela sensível ao toque no console central que se move para o lado do passageiro.
A atmosfera interior exala alto grau de sofisticação com quatorze pontos-chave para iluminação ambiente onde 176 diodos LED oferecem suas 64 cores na cabine inundada de luz por um grande teto panorâmico que se estende do para-brisa ao vidro traseiro sem interrupções. O novo ZEEKR 007 também possui direção autônoma avançada, com sensor LiDAR acima do espelho retrovisor interno, radares de ondas de cinco milímetros e uma dezena de sensores de radar ultrassônicos, além de mais uma dezena de câmeras HD.
Um compêndio de tecnologia para um sedã que já chegou à venda na China com duas versões, com um único motor elétrico e tração traseira, e outro com dois motores elétricos e tração integral. O primeiro, mais acessível, oferece potência máxima de 421 cvenquanto o segundo equivale a 645 cv, graças a um segundo motor elétrico no eixo dianteiro que acrescenta 224 CV. De zero a 100 km/h, o primeiro chega em apenas 2,84 segundos, o segundo, mais pesado, em 5,4 segundos.
Quase 900 quilômetros de autonomia e carregamento ultrarrápido no ZEEKR 007
A ZEEKR apostou com uma potente bateria entre os eixos, que não deu detalhes de sua capacidade, mas destacou que oferece 688 e 870 quilómetros de autonomia máxima, respectivamente, ambos medidos de acordo com o ciclo CLTC chinês, do qual devem ser subtraídos aproximadamente 15 a 20 por cento para determinar a autonomia de acordo com o ciclo WLTP. Ambos, que possuem carregamento rápido de 800V, podem recarregar energia para 610 quilômetros em apenas 15 minutos.
O novo sedã elétrico, que já foi colocado à venda na China com um preço de 229.900 yuans – em troca, 29.340 euros – triunfou assim que foi anunciada a sua comercialização porque, Em apenas 30 minutos, preencheu a carteira de pedidos com nada menos que 5.000 reservas que será entregue em janeiro de 2024.