Chega a primeira bateria de lítio LFP capaz de carregar em 6 minutos (e com níveis recordes de segurança)

Desten anunciou o lançamento de uma célula de fosfato de ferro-lítio que suporta carregamento ultrarrápido de 6C. É capaz de passar de 20 a 80% da carga em apenas seis minutos, mantendo também notável estabilidade química e de temperatura.
O indústria automotiva apostou praticamente tudo no carro elétrico, mas precisa superar diversos obstáculos antes de se tornar a opção de mobilidade majoritária entre motoristas de todo o mundo.
Se conseguirá isto dependerá principalmente de dois aspectos, uma vez que a autonomia já não é um problema. O primeiro é o preçopara o qual é crucial que as baterias sejam mais económicas.
A bateria LFP da Desten possui grande estabilidade química e de temperatura, oferecendo níveis de segurança muito elevados.
O segundo é o tempo de espera durante o processo de recarga dessas baterias. Mas graças a tecnologias como a que acaba de ser apresentada pela tecnológica Desten, isto é algo que muito em breve deixará de ser um obstáculo.
Como é a nova bateria Desten LFP?
Um dos destaques da nova célula de bateria da Desten é que ela é LFP, ou seja, contém um cátodo de fosfato de ferro-lítioe também suporta carregamento ultrarrápido tipo 6C.
Isto permite que a bateria passe de 20% a 80% de sua carga total em apenas seis minutos, equiparando na prática o tempo necessário para a manobra ao de reabastecimento em um veículo com motor a combustão.
A bateria Desten LFP também possui um grande estabilidade química e de temperaturapor isso oferece níveis de segurança muito elevados.
Tudo isto permite que esta nova tecnologia se dirija ao mercado de armazenamento de energia, mas sobretudo ao de mobilidade e carros elétricosque requerem tempos de carregamento muito curtos.

A bateria Desten LFP em 6 teclas
- Carregamento ultrarrápido 6C na carga e descarga (20 a 80% em 6 minutos).
- Temperatura Delta dentro de 15 ºC durante o carregamento de 6 ºC.
- taxa de eficiência superior a 99,5%, sem perda de energia na entrada.
- densidade de energia 160Wh/kg.
- Mais de 5.000 ciclos carregamento a 80% SOH.
- testes de estresse a terceiros, desde abuso térmico até trituração sem efeitos adversos
Primeiras amostras nas mãos dos fabricantes
A marca já está a trabalhar com os seus parceiros em três continentes para integrar a sua nova tecnologia nas mais recentes plataformas de veículos elétricos. Com esse objetivo já enviou as primeiras amostras para avaliação dos fabricantes.
«Nosso mais recente avanço tecnológico tem potencial para revolucionar as aplicações de transporte e armazenamento de energia»diz Bader Al-Rezaihan, CEO e presidente da Desten Inc.
“Ao tornar competitivo o custo de carregamento ultrarrápido por meio de formatos de material de fosfato de ferro, a Desten resolverá as principais barreiras de adoção para motoristas de veículos elétricos e fornecerá às redes a capacidade energética necessária para substituir com segurança as fontes de geração de combustíveis fósseis”, acrescentou.
Fonte: Fio Comercial